domingo, 18 de janeiro de 2015

A importância da formação Teológica



INTRODUÇÃO

Vivemos dias nos quais a necessidade de conhecimento é cada vez maior, em todas as áreas da
vida. Os que lidam com atividades na igreja também têm a necessidade de obter conhecimento,
principalmente, no tocante a questões bíblicas, doutrinárias e teológicas. O conhecimento
teológico é cada vez mais importante na vida da igreja e de seus líderes.

PARA QUE SERVE TEOLOGIA?



A formação teológica oferece aos que lideram na igreja a oportunidade de entender, de modo
científico e sistemático a fé cristã, tendo a condição de explicar as razões do que crê (1Pe 3.15) e
permitindo estar capacitado para uma melhor atuação no serviço da igreja. Além disto, o estudo
organizado da Bíblia fará com que conheça com maior profundidade a Palavra de Deus, crescendo
em sua devoção e espiritualidade (Os 4.6; 6.3).
Quanto mais conhecemos a Deus, através da sua Palavra, mais o amamos (Jo 14.21-14). Sua
doutrina determinará como você vive. O que fazemos ou deixamos de fazer, em casa, na escola ou
na igreja, é determinado pelo que cremos. Para ter uma vida espiritual sadia e equilibrada
precisamos conhecer melhor a Deus e sua Palavra.

QUEM PRECISA ESTUDAR TEOLOGIA?

A formação teológica é necessária para os que querem pregar, ensinar e influenciar outras pessoas
com o seu conhecimento de Deus. É necessária, também, para os que querem ter resposta para as
grandes questões da vida, entendendo quem são, de onde vieram e para onde vão. Além disto,
precisam de teologia os que querem ter uma vida cristã sólida, não caindo no engano das seitas e
dos modismos religiosos, podendo afirmar o que a Bíblia recomenda para todas as áreas da vida
humana.

ALGUNS IMPORTANTES PONTOS DISCIPLINARES DO ESTUDO TEOLÓGICO.

Bem, sabemos que não é possível construir uma grade curricular idêntica a dos inúmeros seminários teológicos existentes, porém, certamente as principais disciplinas de um curso básico estão discriminadas aqui. Devem-se considerar também as diferentes nomenclaturas que em alguns casos são atribuídas as disciplinas que possuem o mesmo objeto de estudo. Outro detalhe importante é que a disposição não foi regida por ordem de importância doutrinária ou qualquer critério semelhante, mas antes seguimos a convencional exposição alfabética. Vejamos quais são as disciplinas:

*Administração eclesiástica:* é o estudo dos diversos assuntos ligados ao trabalho do responsável referente à sua função de líder ou de principal administrador de uma igreja ou desenvolvedor de uma missão missionaria. Esse responsável pode ser um pastor,um bispo,um reverendo,um ancião,um pregador ou um simples Irmão em Cristo.
O titulo em questão e sua função vái depender da visão doutrinaria de cada movimento,por exemplo numa igreja pentecostal o pastor é tido como um profeta,um anjo,alguém superior espiritualmente falando,na qual se deve um respeito e temor,já numa igreja tradicional como uma Presbiteriana por exemplo,geralmente o pastor é alguém com formação acadêmica teológica,é alguém com alto grau de conhecimento biblico,já numa igreja emergente o pastor é apenas um responsável pelo trabalho,é alguém que responde pelo grupo na qual ele faz parte,porém não é visto pelo grupo como alguém superior espiritualmente falando.

*Apologética* abordagem que visa advogar um argumento, em nosso caso, estamos falando da apologética cristã. Pode abranger questões éticas, morais, históricas, teológicas etc. O braço mais comum da apologética é a heresiologia. O termo "heresia"deriva da palavra grega"háiresis "e significa “escolha, seleção, preferência”. Daí surgiu a palavra seita, do latim"secta", que, por sua vez, remete a uma doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos. Logo, heresiologia é “o estudo das heresias em geral”.

*Antropologia* O termo deriva de duas palavras gregas: "anthropos "(“homem”) e "logos "(“discurso” ou “razão”). Portanto, antropologia é “o estudo do homem”.
Há duas correntes teológicas acerca da composição do homem: "dicotomia", segundo a qual a natureza humana é constituída de duas partes, uma material e outra espiritual (alma e espírito), e"tricotomia", cujo ensinamento descreve a constituição humana em três partes: corpo, alma e espírito.

*Angelologia* A palavra anjo,* *tanto no hebraico ("mal’ak") quanto no grego ("angelos"), significa “mensageiro”. Logo, angelologia é “o estudo dos anjos”.
Os anjos são organizados nas seguintes hierarquias: arcanjo, querubins e serafins. A demonologia, o estudo dos demônios, também é objeto de análise da angelologia, uma vez que os demônios são, em suma, anjos caídos.

*Bibliologia* A palavra portuguesa Bíblia vem do grego "bíblia", plural de"bíblion. "No sentido rigoroso, a palavra grega "bíblos" significa “um livro”, “um escrito”"."Assim, bibliologia é “o estudo da Bíblia”, que pode também ser chamada de Escrituras, Sagradas Escrituras, Sagradas Letras, Palavra de Deus, Oráculos de Deus, entre outros nomes.

*Cristologia* O termo deriva de duas palavras gregas: "christós"(“ungido”) e "logos" (“discurso” ou “razão”). Logo, cristologia remete ao “estudo que aborda a pessoa e a obra de Cristo”. É a doutrina fundamental do cristianismo e possui extrema importância para a soteriologia.

*Demonologia* é o estudo sistemático dos demônios. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia. Por geralmente se referir aos demônios descritos no Cristianismo, pode ser considerada um estudo de parte da hierarquia bíblica. Também não está diretamente relacionada ao culto aos demônios.A demonologia como disciplina do ramo teologico tem como bases disciplinares as referencias nas Escrituras sobre os demonios e suas atuações.

*Eclesiologia* O termo grego para igreja é"ekklesia", que significa “reunião de pessoas” ou “assembléia”. As palavras "ek" e "kaleo"(derivadas) têm o sentido de “chamados para fora”. Portanto, eclesiologia é “o estudo das ordenanças, natureza, ministério, governo e missão da igreja”.Nessa disciplina aprendemos também sobre os movimentos e as visões doutrinaria cristãs ao decorrer do tempo.

*Escatologia*O termo deriva de duas palavras gregas: "eschatos"(“último”) e "logos "(“assunto”, “tratado”). Assim, escatologia é “o estudo ou tratado das últimas coisas”, que tem como objeto de estudo o arrebatamento da Igreja, a grande tribulação, o milênio...

*Ética* No sentido habitual da palavra “é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. Do grego ethos que significa: costume, hábito, disposição. A ética cristã é, portanto, o conjunto de regras de conduta, para o cristão, tendo por fundamento a Palavra de Deus.

Exegese (do grego ἐξήγησις de ἐξηγεῖσθαι "levar para fora") é uma explicação ou interpretação crítica de um texto, particularmente de um texto religioso. Tradicionalmente o termo era usado primariamente para a exegese da Bíblia, entretanto, no uso moderno, "exegese bíblica" é utilizado para uma maior especificidade para distingui-lo de qualquer outra explicação de texto crítico mais ampla.
A exegese inclui uma ampla gama de disciplinas críticas: criticismo textual é a investigação na história e origens do texto, mas a exegese pode incluir o estudo dos antecedentes históricos e culturais para o autor, o texto e o público original. Outras análises incluem a classificação do tipo de gênero literário presente no texto e uma análise de características gramaticais e sintáticas no texto propriamente dito.Os termos exegese e hermenêutica têm sido usados como sinônimos,porém um complementa ao outro.

*Filosofia*É derivada de duas palavras gregas, “"philein"” (amar) “"sophia "” (sabedoria). A filosofia contribui para o aprendizado teológico desafiando os cristãos ao entendimento da fé e propiciando aos alunos bases intelectuais para fundamentar suas convicções cristãs.

*Geografia bíblica* É a ciência que estuda a superfície da terra no seu aspecto físico, humano e econômico. A geografia bíblica tem como objeto de estudo sistemático o cenário da revelação divina e da influência que teve o meio ambiente na vida de seus habitantes.

*Heresiologia* É o estudo das heresias ou seja,é o que avalia os desvios doutrinarios de movimentos e seitas,falando acerca do cristianismo protestante por exemplo,uma heresia seria algum movimento,igreja,denominação ou grupos se intitularem protestantes porém não seguem as 5 solas que são a titulos de exemplo:
-SOLA ESCRIPTURA(somente as Escrituras)
-SOLA FIDE(somente a fé)
-SOLA CHRISTUS(somente Cristo)
-SOLA GRATIA(somente a graça)
-SOLA DEO GLORIA(glorias somente a Deus)
ou seja heresia é agir com incoerencia perante bases fixas.Importante estudo para identificação de falsos lideres,pastores,profetas,falsas igrejas e etc no meio protestante.

*Hermenêutica* Uma palavra grega antiga,"hermenevein", deriva do nome Hermes, mensageiro dos deuses mitológicos que entregava e interpretava mensagens “divinas” aos mortais. A hermenêutica pode ser teológica, filológica, jurídica etc." "No contexto teológico, significa “a arte de interpretar textos bíblicos”.

*História bíblica*Ciência cuja finalidade é explicar a moralidade, a intelectualidade e as influências que afetam o ser humano apenas cientificamente. A história bíblica se ocupa, principalmente, da história dos acontecimentos que envolveram a nação de Israel e outros povos citados na Bíblia.

*Homilética* O termo vem do grego"homilia". A homilética é definida como “a arte e a ciência de analisar, estruturar e apresentar mensagens bíblicas” e envolve em seus objetos de estudo as técnicas para falar em público.
*Hamartiologia*Do grego "hamartia," significa “pecado, transgressão, praticar o mal”. Assim, hamartiologia é “o estudo acerca do pecado”, e tem como objeto de estudo a origem do pecado, a queda do homem e a restauração por meio de Jesus Cristo.

Missiologia É a ciência que tem por objetivo o estudo da Grande Comissão dada por Jesus Cristo à sua igreja. Podemos dizer que é a preocupação teológica com a obra missionária. Assim, podemos inferir que o principal propósito da teologia deve ser a realização de missões.

*Paracletologia* A palavra deriva do termo grego "parácleto", que significa “consolador”. O nome consolador era aplicado a alguém chamado para estar ao lado de outra pessoa em processos penais ou criminais, a fim de auxiliá-lo.
Esta disciplina também é chamada de "pneumatologia", do termo grego "pneuma", derivado do verbo "pnéo", que significa “soprar” ou “respirar”. Assim, paracletologia ou pneumatologia é “o estudo sobre o Espírito Santo”.

*Papirologia* (do grego πάπυρος, papyros, e λόγος, logos) é o estudo dos antigos papiros, principalmente de origens egípcia, grega e romana, que eram fabricados a partir da extração da polpa da planta do papiro, onde os escritos eram feitos com tinta e cálamo, feito de junco. Os papiros se deterioram rapidamente e os últimos que chegaram até a época atual datam do século X.

*Sociologia* Estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos.
*Soteriologia*Do grego "soteria", que significa “salvação – cura, recuperação, redenção, remédio, resgate”. Portanto, soteriologia é “o estudo da salvação obrada por Cristo”.

*Teologia* Do grego" theos", cujo significado é Deus. Logo, teologia é “a ciência que possui como alvo de seu estudo a pessoa de Deus”. O termo também pode ser comumente aplicado ao compêndio geral das disciplinas aqui mencionadas.


CONCLUSÃO

Em suma, se você gosta de pregar as boas novas do ''Evangelho'', e lida com questões bíblicas e doutrinárias, influenciando, aconselhando e orientando pessoas, você precisa de formação teológica
para ser uma líder com qualidade de vida espiritual e que realiza suas tarefas de forma eficaz e segura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário