terça-feira, 10 de fevereiro de 2015


 Uma analise Emergente sobre a ICAR



Como anteriormente aqui ja foi explicado sobre a visão emergente do Evangelho e suas praticas,pautadas no ditos universais de Cristo,ou seja os ensinos aberto a todos,e não ditos direcionados a pessoas ou tempos específicos,numa oportunidade quero abordar aqui sobre isso,que é uma das regras da hermenêutica biblica que é uma base importante para a interpretação racional da mesma.



Na minha infancia por influencia familiar fui Católico,e aos 11 anos de idade entrei no protestantismo,mais especificamente numa grande igreja neo pentecostal cujo o nome não é preciso falar,permaneci no protestantismo por 12 anos,gostava de ostentar o nome de protestante,pois lembra protesto,coisa de criança mesmo rs,mas após minha saida do neo pentecostalismo que ocorreu em torno de 1 ano e meio,eu passei a me interessar mais pelo estudo da biblia,e juntamente com isso passei a estudar sobre assuntos teológicos,mais precisamente sobre heresiologia e Eclesiologia,são as areas que mais me chamam a atenção dentro das areas teológicas,e atraves disso passei a ter contato com irmãos Católicos,dentro eles alguns eu admiro como pessoas e amigos,pois o respeito é a base de todo relacionamento.

Na minha opinião,a grande divergência entre os Católicos e o Protestantes é o fato de um querer aposntar o outro como errados de acordo com suas bases de fé e doutrinas,sendo isso inconcebível,pois uma das principais regras de fé dos protestantes é a dita ''SOLA SCRIPTURA'',ou seja a unica fonte inerrante de verdade entre a maioria dos protestantes é a biblia,considerada como a ''Palavra de Deus'',sendo que na verdade a mesma contém a Palavra de Deus,e não propriamente é a palavra de Deus num todo.

Ja os católicos possuem a biblia também como regra de fé,porém não usam ela somente,e sim possue outras bases como regra de fé,como a Tradição e os dogmas que a ICAr criou,ou seja quem é o certo e quem é o errado? é o incoerente,ou seja o que diz ser algo e não demonstra atraves de atitudes seguir as regras doutrinarias de sua orientação religiosa.
Ou seja chega a ser ridiculo um protestante chegar para o Católico e chama-lo de Idólatra sendo que a ICAR apoia a veneração de imagens,ou seja para o Católico a questão da intercessão dos Santos,reconhecimento da Santa Maria como Mae de Deus é normal,faz parte de suas doutrinas,assim é o vice e versa,o católico criticar o protestante por não adorar imagens,pois o mesmo não tem essa doutrina em sua pratica de fé.

Aonde quero chegar? simples num denominador comum,eu não sou católico Apostólico romano pelo fato de não concordar com as praticas doutrinarias,dogmas e todo o sistema religioso que rege a ICAR,mas eu respeito,e acredito sim que há pessoas sinceras lá,assim como no meio protestante,não é sua religião,padre ou pastor que te tornara uma pessoa melhor,e sim suas atitudes.

Abaixo um trecho retirado de um livro escrito por um bispo protestante,mostrando o por que ele não é católico,eu usava esse texto quando debatia com os mesmos,esse texto de uma forte apologetica protestante,e eu expus ele aqui pelo fato de ter sido escrito por um bispo neo pentecostal.

TRECHO EXTRAIDO DO LIVRO ''OS ULTIMOS DIAS DA HUMANIDADE'' Bp Alfredo Paulo
Catolicismo — Citaremos algumas de tantas doutrinas falsas da Igreja Católica, que ensina, por exemplo, que existe salvação somente através da igreja, contrariando totalmente a Palavra de Deus, que diz: "Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (Atos 4. I 1, 12)
Ensina também a salvação através de boas obras, quando a Bíblia nos ensina o contrário: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2.8,9) Afirma ter capacidade para perdoar pecados, porém só Deus, através do Senhor Jesus, pode fazer isso: "Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados" (Marcos 2.5).
Diz ser a única Igreja verdadeira, rotulando todas as outras de seitas, quando a única Igreja verdadeira é a do Senhor Jesus Cristo, independente de denominação, porém uma Igreja comprometida com a verdade e que tem as suas doutrinas fundamentadas na Palavra de Deus. O papa, segundo o catolicismo romano, é o vigário de Cristo, ou seja, Seu substituto. A Bíblia, entretanto, diz que o Seu único substituto é o Espírito Santo: (João 16.7)
O papa seria ainda infalível, mais uma vez contrariando a Palavra de Deus: "Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3.23). O batismo de crianças não passa de uma tradição católica, pois só pode haver batismo quando a pessoa crê no Senhor Jesus e se arrepende dos seus pecados.
Um bebê não pode crer nem se arrepender: "Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água que impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus]." (Atos 8.36,37) E ainda: "Eu vos batizo com água para arrependimento" (Mateus 3.11).
Dentre tantas doutrinas falsas, a Igreja Católica também ensina que Maria seria mediadora; auxiliadora; intercessora; advogada e protetora. Que ela daria ordens e estas seriam atendidas por um bebê no colo; que ela seria capaz de salvar e que teria permanecido virgem perpetuamente. A verdade é que o único Intercessor é o Senhor Jesus: "...o qual está a direita de Deus, e também intercede por nós" (Romanos 8.34). Ele é o nosso Advogado: "...temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo" (1 João 2.1). Maria não permaneceu virgem eternamente, pois a Bíblia faz referências sobre os irmãos do Senhor Jesus: "Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe" (Mateus 12.46); "Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?" (Mateus 13.55); "... e também o de fazer- nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?" (1 Coríntios 9.5); "E não vi outro dos apóstolos, senão a Tiago, o irmão do Senhor" (Gálatas 1.19).
O purgatório, por sua vez, é uma das falsas doutrinas que mais dão lucro à Igreja Católica, pois a família da pessoa que teria morrido sem salvação tem que pagar dezenas de missas, para supostamente retirar sua alma daquele lendário lugar, sem jamais ter a certeza de que seu familiar foi salvo.
O purgatório não é mencionado uma vez sequer na Bíblia. A salvação é decidida enquanto se está vivo; depois de morto, só resta o juízo: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hebreus 9.27).
Quanto à idolatria, tão condenada na Bíblia em muitos versículos, assim nos diz o Senhor mais precisamente no segundo Mandamento: "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor teu Deus..." (Êxodo 20.4,5) Existe, portanto, uma proibição explícita por parte do próprio Deus. Não se deve fazer imagens nem figura alguma do que há nos céus, na Terra, nas águas, debaixo da Terra, para se curvar diante delas, ou lhes prestar qualquer culto ou veneração. E aqueles que as fazem, ou lhes prestam culto e as veneram, estão desobedecendo ao próprio Altíssimo. A Bíblia afirma que as imagens atraem maldição: "Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominável ao Senhor, obra de artífice, e a puser em lugar oculto." (Deuteronômio 27.15)

Enfim,abaixo irei expor uma imagem de apologetica católica,e outra protestante!





Em outra oportunidade falarei mais a respeito das 5 solas,abraços!


Nenhum comentário:

Postar um comentário