domingo, 22 de março de 2015





Logosantropolatria é a idolatria do cristianismo. Logos (em grego λόγος, palavra), anthropos(do grego ἄνθρωπο, homem), Latria (do grego λατρεια, "latreuo" que significa "adorar").

Logosantropolatria é uma espécie de idolatria na qual há a divinização das palavras de alguns homens. Ter palavras de alguns homens como palavra de Deus é uma forma de diviniza-los e adorá-los.


É o tipo de idolatria mais aceita no cristianismo. Vemos constantemente nos cultos, missas, assembléias, reuniões...esse tipo de idolatria sendo praticada. Alguns homens são divinizados e “adorados” através de seus escritos. Por exemplo, palavras de Paulo é divinizada e “adorada” como palavra de Deus.

Para justificar essa idolatria dizem que o profeta fala inspirado por Deus, então devido a palavra do homem divinizada(logosantroplatria) fazem desse homem a verdade, onisciente, infalível, perfeito...dão a esse homem o que é de Deus, divinizam-no e “idolatram-no”.
Outros argumentam que esses homens(os profetas) são apenas mensageiros, porem é a palavra do mensageiro que esta sendo divinizada e “adorada”.

E erram. A necessidade de matar e torturar o herege  foi seguido pelo cristianismo por séculos devido a logosantropolatria. A sujeição da mulher que causou muito sofrimento foi seguido por séculos pelo cristianismo devido a logosantropolatria. A exploração financeira das instituições cristã no qual provocam-se o enriquecimento de seus líderes, que foi seguido pelo cristianismo por séculos e ainda existe, é devido a logosantropolatria. A briga, de hoje contra os direitos dos homossexuais, que no passado fez da tortura e do assassinato a eles uma pratica cristã, existe devido a logosantropolatria. Toda a discriminação e maledicência contra o  ateísmo existe devido a logosantropolatria....

Para alguns a raiz dessa idolatria é a idéia da necessidade de Deus falar ao seu povo através dos profetas. Para outros, Deus não precisava mas quis esse tipo de idolatria no qual a fé em Deus é depositar fé em homens. Por exemplo, quando pratico a logosantropolatria em Paulo estou depositando fé nele e acreditando ser em Deus.

Podemos dizer também que no alicerce da profetolatria esta a logosantropolatria no qual não é só divinizado e adorado as palavras mas também o ser considerado profeta.

Um praticante da logosantropolatria não pode dizer, por exemplo, que toda a sujeição feminina nos escritos de Moisés e de Paulo  é fruto da contaminação  da cultura de sua  época pois Moisés e Paulo são Deuses em suas palavras. Moisés é Deus em suas palavras. Paulo é Deus em suas palavras. E também em relação aos homossexuais não podem dizer que é fruto da cultura da época pois esses homens são Deuses em seus escritos...Lutam defendendo palavras de homens...Logosantropolatria. Diferente de mim  e você  que continuamos humanos em nossas palavras....

Existe um jogo de palavras cristãs no qual a logosantropolatria sustenta a logosantropolatria. O cristianismo traz esse erro do Judaismo e será difícil libertá-lo. As traduções e os sentidos dado as palavras trazem esse erro. Tentam nos convencer que os primeiros seguidores de Jesus já praticavam esse tipo de idolatria. 

E o mais difícil é que essa idéia da poder a alguns homens. Alguns homens conseguem poder promovendo a logosantropolatria. “Morrerão” defendendo a logosantropolatria como verdade para conseguirem ou permanecerem com o poder sobre outras pessoas e tentarão convencer que estão defendendo Deus.

Ter Deus em sua vida não é praticar a logosantropolatria .

O desafio do verdadeiro cristão hoje é não ser contaminado pela logosantropolatria.

Por um Jesus sem nenhum tipo de idolatria  a homens. Por um Jesus sem logosantropolatria. 

Amem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário