SER EVANGÉLICO X SER EMERGENTE

Uma pessoa me perguntou: "Por quê você não frequenta mais a igreja tál?"
Deixei frequentar (participa) da igreja denominacional (institucionalizada) da qual fiz parte por anos. Algumas razões que me levaram a isso, são as seguintes:
1. Com o passar do tempo fui compreendendo que a Igreja de Jesus é um corpo, e não instituição ou prédio. Sendo assim, passei a me encontrar com outros irmãos que apenas queriam estar juntos em adoração ao Senhor, sem as prerrogativas denominacionais.
2. Passei a defender as doutrinas da graça (teologia reformada), e percebi que a grande maioria das pessoas a minha volta não as aceitava. Constatei, que a preferência era pela mensagem centrada no bem estar do homem, e não na soberania divina.
ex: você vái vencer,Deus é contigo,quem te viu cair aplaudira sua vitória,o Diabo é derrotado e você é vencedor e etc,etc,etc
3. Optei por ser e agir como um cidadão "comum". Isto implicou em abandonar a carteirinha pastoral, títulos, cargos, salários, etc. Voltei ao mercado de trabalho, passando a sustentar minha família, como faziam os demais irmãos.
4. Em dado momento percebi que não conseguia mais participar dos cultos em formato teatral, nem ouvir e cantar a maior parte das canções que não prezam a essencia dos Evangelhos(pois muitas delas exaltavam o homem). Estar nestas reuniões passou a ser um peso, pois não me encaixava mais no modelo.
ex:campanhas em excessos com uso de diversos envelopes,cada um para uma finalidade,ameças aos não dizimistas,assistir a entrevistas de supostos demonios,passar por constrangimentos por não querer participar de um voto,praticas de misticismos e paganismos com rituais extra-biblicos e diversos usos de objetos ''ungidos'' que não tem parte com Cristo nosso Senhor e Salvador,Teologia da prosperidade e etc,etc,etc.
Cansa ser GOSPEL.
5. Conclui que devia deixar de ser um pregador "pulpitocentrico", estilo professor ou filósofo. Minha preferência passou a ser compartilhar a Palavra na caminhada com os irmãos, sendo mais um entre eles e com eles.
Ou seja um titulo de pastor ou pregador não me faz maior e nem do que nenhum dos que estejam presentes numa igreja Organica e Simples (emergente),todos tem o direito de expor seus pontos de vista e dessa forma um aprende com o outro,aprendendo a reter o que é bom do nosso próximo!
6. Em suma, deixei de participar da igreja institucionalizada (mesmo ciente que lá, há muitas pessoas sinceras com Deus) por considerar que não podia mais continuar sendo evangélico, pois ser evangélico se tornou algo muito estranho ao evangelho de Jesus.
Assim como fazer parte da igreja institucionalizada não significa necessariamente fazer parte da igreja de Jesus, deixá-la, também não significa deixar o corpo. Quem faz parte do corpo, jamais deixará de ser membro do mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário